Fisioterapia
Desde 2005, o fisioterapeuta Icaro Badenes se dedica à avaliação e ao tratamento de pacientes com dores musculoesqueléticas – aquelas que acometem ossos, músculos ou articulações, como dores na coluna, nos membros ou na cabeça.
A especialização em Osteopatia permite a ele enxergar o paciente como um todo, fazendo correlações entre as diversas regiões e sistemas corporais. Sua abordagem por meio da terapia manual visa estimular o sistema nervoso para melhorar a função corporal e diminuir as dores.
Especialista em Acupuntura, ele utiliza a terapia milenar chinesa — e sua versão mais contemporânea, a eletroacupuntura – de forma complementar às outras terapias, com o objetivo de controlar a dor
Pós-graduado em DTM e Dor Orofacial, acompanha pacientes com disfunção temporomandibular em parceria com a dentista Natália Veloso. Além de prescrever o tratamento fisioterapêutico para a articulação em si, o fisioterapeuta tem um papel fundamental na diferenciação dos processos de dor de cabeça e temporomandibular que são relacionados à coluna cervical.
Atualmente, Icaro Badenes adota o sistema de Diagnóstico e Terapia Mecânica (MDT, na sigla em inglês), conhecido como Método Mckenzie, como base da sua avaliação. Seu tratamento consiste na recomendação de exercícios simples que o paciente pode fazer por conta própria, estimulando assim sua independência, de acordo com as diretrizes clínicas mais atuais e com os mais modernos conceitos da neurociência da dor.
Osteopatia
Olhando para o corpo como um todo, o trabalho do osteopata é encontrar as áreas de mobilidade restrita e liberá-las, equilibrando a mecânica e neurofisiologia corporal de modo que a região em estresse tenha sua função restabelecida.
Para isso, utiliza técnicas de manipulação e mobilização que podem ser direcionadas a qualquer tecido do corpo, como articulações, músculos, ligamentos, fáscias e vísceras.
Aconselhada para problemas crônicos (mais antigos) ou agudos, a osteopatia é indicada tanto para tratamento quanto para prevenção de doenças. É recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Acupuntura
A teoria milenar chinesa por trás da acupuntura se baseia no equilíbrio energético do corpo. Ao estimular pontos específicos sobre os meridianos – canais de energia que fluem pelo corpo – podemos corrigir seu fluxo, conseguindo assim restaurar a saúde e aliviar a dor.
Já a ciência atual observa que, com a inserção das agulhas, acontece uma série de reações neurofisiológicas mediadas pelo sistema nervoso. Tão moderna quanto esta explicação, a eletroacupuntura é uma forma de potencializar esse efeito ao conectar as agulhas a um aparelho que produz impulsos elétricos, cuja intensidade é regulada pelo profissional de acordo com o objetivo do tratamento.
Método Mckenzie
Foco na educação e no autotratamento. Esta é a filosofia básica do método Mckenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica
(MDT, na sigla em inglês). Desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin Mckenzie, nada mais é do que um sistema de avaliação, diagnóstico e tratamento de dores e disfunções musculoesqueléticas.
Ao associar o histórico do paciente com o resultado de testes de movimento e postura, o método Mckenzie permite direcionar o tratamento — sempre baseado em orientações e exercícios domiciliares — com a maior especificidade e simplicidade possível. Essa autonomia para os pacientes é um dos maiores diferenciais do MDT.